Pra continuar a série Origem, hoje vamos falar da importância do comandante Mor (Drum Major), sua origem e suas funções a frente da Banda
A posição de major de tambor (Drum Major) ou (Mor) originou-se no Exército Britânico com o Corpo de Bateria em 1650.
Grupos militares executavam principalmente chamadas de serviço e sinais de batalha durante esse período, um pífaro e um corpo de tambor, dirigido pelo Major de Tambor (Drum Major ou Mor), usavam peças curtas para se comunicar com as unidades de campo. Com a chegada de Bandas Militares e Bandas de tubos por volta do século 18, a posição do Major de Tambor foi adaptada a esses conjuntos.
Imagem meramente ilustrativa
Um Drum major/Comandante Mor exerci liderança na Banda, geralmente posicionado a frente da Banda o Mor quase sempre está vestido com um uniforme diferente do restante da Banda e é responsável por fornecer comandos, conduzi-los durante a marcha e orientá-los sobre o que tocar, quando tocar e parar. Os comandos podem ser dados verbalmente, por meio de gesto com a mão, apito, espada ou mace
Imagem Meramente Ilustrativa
Comando com a Mão
Imagem Meramente Ilustrativa
Atribuições do Mor
condução:
O mor é responsável por conhecer a música e conduzir a Banda adequadamente, ao mesmo tempo em que conhece o ritmo, o mor precisa saber qual padrão adequado para o estilo musical.
Padrões:
Cada mor tem um estilo diferente de condução. Alguns podem ser mais suaves, outros são mais rígidos. O estilo usado com mais freqüência é chamado de "Entrada / Saída", e é mostrado quando a primeira batida é reta e normal, a segunda batida diminui e, depois do ponto focal, entra em um ângulo de 45 graus para o interior, a terceira batida é quando o braço volta do ângulo para o ponto focal no ângulo e atinge o ponto e vai para o exterior no mesmo ângulo de 45 graus, a última batida, quarta, vai do ângulo externo para o ponto focal. Então o processo se repete.
Liderança:
A posição principal do mor é de liderança, instrução e representação de grupo, mas na ausência do instrutor ou regente o mor assume totalmente o comando da Banda
Equipamento:
Uniforme:
Na tradição britânica e européia, o mor geralmente veste o mesmo uniforme que o resto da Banda, apenas com a faixa diagonal adicional.
Mor Uniforme Europeu
Imagem Meramente Ilustrativa
Drum Major de Bandas nos Estados Unidos muitas vezes usam um uniforme diferente do resto da Banda (que pode ser um uniforme específico do show, ou um uniforme personalizado baseado no uniforme ou cores da escola) é uma ligeira modificação do uniforme padrão. Pode ser tão simples quanto decorações extras para os ombros, uma capa, plumas de cores diferentes ou uma corrente no capacete, ou tão complicado quanto uma seção especializada no peito, projetado para ajudar o Drum Major a se destacar ao entrar em campo e para distinguir o líder da Banda. Alguns porém, não usam uniforme diferente e são reconhecidos por sua posição no campo ou desfile. É principalmente um critério do diretor, e não é tão comum.
Mor Uniforme Americano
Maça:
Mores de Bandas Marciais geralmente usam o mace para dar sinais e comandos durante a marcha, porem como as Bandas Marciais nos Estados Unidos começaram a se concentrar mais diretamente nos shows dos intervalos de futebol americano e menos nos desfiles , o uso do mace desapareceu em grande parte das Bandas do ensino médio e das faculdades, passando a usar a maça ou apito. Afinal o que é a maça? ( maça é uma arma formada por um cabo cumprido, com uma bola pesada de ferro numa das extremidades, elas eram usadas antes da criação das armas de fogo).
Mor Usando uma Maça
Mace:
Mais comum entre o mores brasileiros, o mace já é hoje o mais usado, lembrando que também podemos ver mores usando espadas, mão, apito espada etc.
Entre os mores brasileiro posso destacar José Dantas que começou a atuar em Bandas e Fanfarras na E.E Presidente Costa e Silva na Paraíba como músico percussionista no ano de 1983 ate 1990, no ano de 1991 começou atuar como mor na escola Prof: Maria Alice Cavalcante mais conhecida como B.M CPMAC, nos anos que se seguiram trabalhou na Escola Técnica Federal da Paraíba, Colégio Arquidiocesano Pio XII, Colégio IPEP Presidente Epitácio Pessoa e muitas outras ate chegar na Banda Municipal Castro Alves como coreografo onde desenvolveu o estilo Drum Corps no Brasil conhecido como Banda Show, sob a regência do maestro Josivaldo Cavalcante.
Hoje é mor da Banda de Metais e Percussão da Paraíba, participou de diversos campeonatos nacional e internacionais sagrando-se campeão em muitos deles.
Dantas também é estilista, coreografo de escola de samba, dançarino, professor itinerante e pesquisador da história do mor no mundo e tenta sistematizar o formato de ensino para os mores de todo o Brasil e atua como jurado a nível regional, estadual e nacional.
Conquistas:
1° lugar em todas as edições do Campeonato Paraibano de Bandas e Fanfarras da AMERIFA e Federação de Bandas e Fanfarras. 3° lugar no Campeonato Nacionais de Bandas e Fanfarras da CNBF em Presidente Prudente-SP. 2° lugar no Campeonato Nacional da CNBF em Taubaté-SP. 1° lugar no Campeonato Nacional da CNBF em Recife -PE. 1° lugar em todas as edições que participou da copa Norte e Nordeste de Bandas e Fanfarras da ANNEBAF. 1° lugar na Copa Nacional de Bandas e Fanfarras em Recife -PE.
Av Duarte Silveira Centro de João Pessoa
No Amazonas temos muitos mores bons, hoje vamos destacar o trabalho de alguns deles.
Alexsandro Souza mais conhecido pelo nome artístico Alejandro Delavega, iniciou suas atividades no movimento de Bandas e Fanfarras como Comandante Oficial (Profissional que ensaia o pelotão de bandeiras ou Linha de Frente) no ano de 2008, na Fanfarra da Escola Benjamim Magalhães Brandão (Guerreiros do Oeste) regida pelo Leonardo Mariano.Em 2010 Voltou a Escola Benjamim Magalhães Brandão sob nova direção e categoria, já como Banda Marcial Alejandro tornou se mor e defendeu a Banda nos anos de 2010,2011 e 2012 quando resolveu da um tempo, retornando somente no ano de 2016 a convite do Maestro Rodrigo Nunes do Instituto Musical Vila da Barra novamente na categoria de Comandante Oficial sagrou se campeão em vários concursos nos anos de 2016 e 2017, no ano seguinte voltou a categoria de Mor de Comando pela Fanfarra Nelson Alves onde conquistou cinco títulos e hoje é Mor da Banda Marial Vila da Barra, e dono do Atelie Alejandro Delavega, especializado em uniformes de Bandas e Fanfarras
Conquistas:
Comandante Oficial.
1° lugar / banda marcial
4 concurso vila olímpica 2016.
1° lugar/ fanfarra simples
Concurso Ritmo total 2017.
1° lugar / banda marcial
Concurso Cirfabam 2017.
1° lugar / banda marcial
Campeonato amazonense 2017.
1° lugar /banda marcial
Concurso ritmo total 2018.
3° lugar / banda Marcial
l copa amazonense Cirfabam 2016.
3° lugar/ banda marcial
Concurso Ritmo total 2016.
Prêmios categoria mor.
1° Lugar /banda de percussão vila olímpica 2011.
1° Lugar / fanfarra simples ritmo total 2018.
1° Lugar /fanfarra simples
issac everner 2018.
1° Lugar /fanfarra simples
I copa amazonense 2018.
1° Lugar/banda Marcial
I copa amazonense 2018.
1° Lugar/ fanfarra simples
ritmo total 2019.
1° Lugar/fanfarra simples
Campeonato amazonense 2019.
1° lugar/banda Marcial
Campeonato amazonense 2019.
1° lugar/banda musical
Campeonato amazonense 2019.
1° lugar /fanfarra simples
Concurso Cirfabam 2019.
1° lugar/ banda marcial
Concurso Cirfabam 2019.
2° lugar/ fanfarra de 1 pisto
Concurso de fanfarra Seduc 2010.
2° lugar/ banda marcial
Festival bandas Ruy Alencar 2011.
2° lugar/ fanfarra simples
l festival Sesc 2011.
2° lugar/ fanfarra simples
Vl festival Sesc 2018.
3° lugar/ fanfarra simples
l concurso de bandas 2011.
3° lugar / fanfarra simples
Concurso Cirfabam 2017.
3° lugar / banda marcial
Festival isaac everner 2018.
Campeonato Amazonense 2019
Concurso Cifarbam 2019
Concurso Ritmo Total
Concurso Cifarbam 2019
Concurso Ritmo Total
Campeonato Amazonense 2018
Outros Mores também merecem destaques como Luna Brasil Mor da Banda Marcial Falcão de Azevedo CMPM III, Luan da Fanfarra Castelo Branco, Ney Cabral entre outros que falarei em uma outra oportunidade, quero também agradecer ao mor José Dantas por tirar um pouco do seu tempo para responder as perguntas de um entrevistador chato que Deus abençoe vocês.
E lembre se, se você gostou compartilhe essa publicação e nos siga nas redes sociais
Fonte: Wikipedia
José Dantas
Alejandro Delavega
Edição: Daniel Siqueira
Todos os Direitos Reservados
Parabéns pela.materia ! Sensacional !
ResponderExcluirobrigado pelo feedback, é muito importante pra manter o ânimo rsrs
ExcluirParabéns mn, mais sou fã de carteirinha do Alejandro delavega, gente humilde e batalhador, admiro muito o Alejandro por esse nunca perder o foco, esforço e determinação dele para hj ele ser o que é
ResponderExcluirFabulosa matéria !
ResponderExcluirSinceras felicitaciones. Excelente. Gracias por compartir.
ResponderExcluir