quarta-feira, 15 de abril de 2020

As Mores do Amazonas




No quesito Comandante Mor mulher o Amazonas é escaço, pois são poucas as  mulheres que assumem esse papel, porém ao mesmo tempo é bem representado pelas que temos atuando hoje.


Luna Brasil

Luna Natali Ramiro da Costa Brasil mais conhecida como Luna Brasil, nasceu na cidade de Manaus -Amazonas, iniciou suas atividades no cenário de Bandas e Fanfarras no ano de 2015 na Banda Marcial Falcão de Azevedo (CMPM III) 2016 foi pro Pavilhão Nacional, onde conquistou diversos títulos e permaneceu até 2017. 2018 foi o ano em que foi convidada a ser comandante mor da Banda Marcial na qual ainda é atuante, e também é mor da Fanfarra simples Antônio Lucena Bittencourt, desde 2019.

Concurso Ritmo Total  
Concurso Ritmo Total

Funções exercidas: Coordenadora de Pavilhão Nacional e Mor de Comando na Banda Marcial Falcão de Azevedo e Mor de Comando na Fanfarra Antônio Lucena Bittencourt, tendo nesta categoria destaque como a primeira mor mulher de uma banda marcial do estado do Amazonas. Adota o estilo de Mor de Comando Militar, com comandos breves e firmes, e enfoque no compasso da música.
frase que ela  carrega consigo:
"Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje. Todo dia eu tento superar a mim mesma, sem pisar em ninguém."


 Concurso Cifarbam

Campeonato Amazonense

Suas premiações em concursos como Mor: 
2° SESC AM(2018) 
2° AMAZONENSE (2019) - Banda Marcial
2°CIRFABAM(2019) - Fanfarra e Banda Marcial
1° RITMO TOTAL(2019)

Luna e Nadiane


Nadiane Maiely

Há 34 km da capital  Manaus no município de Iranduba, Região Metropolitana, reside Nadiane Maiely da Silva e sua Mãe Nádia Figueiredo que inspirou a filha a fazer parte da Fanfarra  pois nos anos de 1975 a 1979  participou como comandante  mor da Banda Marcial  escola Vilhena Alvez  em Belém do Pará.

  Nadiane iniciou suas atividades  no mundo de Bandas e Fanfarras no ano de 2009 na Banda Municipal de Iranduba como percussionista por 2 anos, já em 2011 na escola Noemi Santos Pereira  fez parte do Pavilhão  Nacional dando destaque a bandeira do Brasil  por 6 anos, por se destacar por sua personalidade pró-ativa em 2016  começou  a atuar como mor  na escola CETI  Isabel   Desterro e Silva. 

 2017 foi convidada a voltar para Banda Noemi  como Comandante Mor já por esta fazendo um excelente trabalho, em 2018 participou de sua primeira  competição estadual, ficando em 4° lugar no Amazonense, desde sua participação  no Estadual, vem se destacando representado sua Banda e o município de Iranduba. Em 2019 entrou  para Banda Marcial  Cecília  Carneiro  de Oliveira  onde permanece como mor.


Uma frase que ela carrega consigo é:
"Não deu certo hoje, amanhã eu acordo mais cedo, preparo meu mace e tento de novo! " não  desista !



Milena Oliveira

Pra finalizar vamos falar da mais nova a assumir a função, Milena Oliveira deu os primeiros passos no mundo de Bandas e Fanfarras no ano de 2013 quando estudou na Escola Estadual Solon de Lucena que possuía uma fanfarra com o mesmo nome, como porta bandeira do Brasil.
Em 2014 recebeu um convite para participar da Banda Marcial Severiano Nunes (BAMSEVEN) (Porta Estandarte) sob os comandos do Paulo Rogério, Comandante da Linha de Frente. No ano seguinte (2015) já sob a tutela de Renan Rocha, voltou ao posto de porta bandeira do Brasil ate 2016.
2017 veio com um novo desafio, a percussão, num instrumento também incomum para uma mulher, bumbo, e como esperado tirou de letra e finalizou 2017 muito bem como percussionista. 2018 trouxe mais um desafio, dessa vez comandar a linha de frete da Banda, que trouxe mais visibilidade e experiencia pra assumir em 2019 o Cargo de Comandante Mor, por alguns infortúnios a Banda precisou de um comandante mor dois dias antes do Campeonato Amazonense, foi quando todos os olhos se voltaram para ela, mesmo com poucos dias de ensaio, encarou o desafio que diga-se de passagem o mais pesado em  sua carreira, mas desempenhou brilhantemente na avenida, não venceu o campeonato, mas ganhou experiencia e confiança para ultrapassar novos obstáculos.







Desde já quero agradecer a todas as participantes e desejar boa sorte nos próximos obstáculos, espero que gostem dessa pequena homenagem e espero muito em breve atualizar essa matéria com novas conquistas, saibam que todas já são vitoriosas por realizar um trabalho que poucas mulheres fazem (aqui no nosso estado) e espero que o exemplo de vocês inspire elas a faze-lo. Parabéns.


Não esqueçam de compartilhar se gostou e seguir nossas redes sociais 


Daniel Siqueira com apoio de Luna Brasil, Nadiane Maiely e Milena Oliveira

5 comentários:

  1. Amei a reportagem, obrigada pela oportunidade e reconhecimento. 🥰😍😍

    ResponderExcluir
  2. Meus sinceros votos de Parabéns !!!!!! Para todas essas Comandantes que tenho orgulho de conhecê-las e acompanhar o trabalho e dedicação que elas fazem !!!!!!!! Sou Fã !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todas pelo excelente trabalho!!!!

    ResponderExcluir

Banda Marcial Falcão de Azevedo

Gostaria de começar agradecendo a diretoria da Banda Marcial Falcão de Azevedo por autorizar publicação da história, em especial Lu...